♥ Bem-Vindos ♥

Minha foto
Mossoró, RN, Brazil
Sejam Bem vindos!

♥ Contatos ♥

(84) 9 8700-1545
(84) 9 9869-4660


♥ Pesquisar

♥ Hinos

♥ Seguidores ♥

26.7.11

♥Gravidez na Adolecência♥

Vocês devem estar se perguntando, "porque a Maria do Carmo tá postando algo sobre isso nesse blog? "
Bom gente, não quero ser hipócrita, o blog, como eu já havia dito, abrange vários temas de interesse para a Organização das Moças, Líderes, Jovens, membros ou não...
Em minha época de jovem, tive uma amiga que por sinal eu adoraaaaava, que infelizmente acabou passando por isso, daí surge uma nova pergunta, "mas dentro da Igreja?"



A resposta é SIM, sabemos que somos falhos, todos nós, e não devemos julgar ninguém pelos seus atos, pois o Senhor conhece o coração de cada um de nós, nossos medos e anseios.

A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens. 

Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade. 
O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, sabemos o que o Senhor nos fala a respeito disso nas escrituras, e através dos nossos líderes, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência. 
Por isso é extremamente importante a participação das líderes das moças na sua orientação, pois sabemos que automaticamente elas deixarão de pertencer a O.M, e terão de ser introduzidas na Soc.Soc, o que terá uma diversificação no que se é ensinado de imediato, e essas jovens precisam de muito apoio para enfrentar essa mudança, muitas jovens não tem os pais no evangelho, as vezes até tem, mas em outra congregação, o que faz com que muitos preceitos relacionados a moral não sejam os mesmos, e nós SUD sabemos bem disso. sejam francas e abertas com suas jovens, uma das coisas que eu mais falo no blog é sobre a amizade verdadeira entre líderes e jovens, pois como na minha época era em minhas líderes que eu me espelhava, em seus exemplos, confiava nelas, e as tinha como amigas

A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa auto estima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes 
envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. 

Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil. 

Espero ter abordado esse tema claramente, quero que as jovens entandam as bênção que o Senhor tem preparado para cada uma delas, e a importância de guardar os mandamentos, evitando assim certas dificuldades, tenham metas em relação ao templo e cumpram-nas, comerse com seus pais, e se não se sentirem a vontade, com suas líderes, elas poderão ajudá-las. Não cedam as pressões de seus "namorados", pois se eles as amam também irão querer o melhor para vocês, e o melhor é a vontade do Senhor.



As Líderes que tem jovens nessa situação, busque os líderes do sacerdócio para ajudá-las e orientá-las, não torne mais dificil ainda usando a mesma como um mal exemplo diante das outras jovens, isso destroi uma pessoa por dentro.


E as jovens que tem alguma amiga passando por isso, esteja do lado dela, mostre que a amizade não mudou, que você a ama e estará lá para que ela possa conversar ou se precisar, e lembre-se de que poderá aprender muito com isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mocassud.blogspot.com - Maria do Carmo D. Gomes. Tecnologia do Blogger.